Sejam bem vindos/as


sábado, 3 de abril de 2010

A voz do povo é a voz de Deus, será?


“Então disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do Senhor e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz”. 1 Samuel 15.24

O rei Saul é um personagem bíblico muito conhecido entre o povo de Deus. Sabemos que ele foi o primeiro rei de Israel escolhido por Deus e ungido pelo Espírito de Deus para liderar uma nação. Entretanto, Saul cometeu um grave erro diante de Deus: deixou de ouvir a Deus. Saul desobedeceu a voz de Deus por causa da influência do povo. O rei Saul sabia perfeitamente qual era a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, e ainda assim ele cedeu à pressão do povo contrariando a vontade de Deus.

É verdade que existem muitas vozes ecoando em nossos ouvidos, que podem até mesmo nos deixar confusos. Se não vigiarmos e atentarmos para a voz de Jesus, correremos o risco de sermos influenciados por vozes que aparentemente “não nos fariam mal”. Devemos atender a voz do Senhor, mesmo que para isso eu tenha que ir contra a maioria, contra o sistema, a mídia, a cultura, a modernidade, etc. Seguir a Jesus é a mesma coisa de ir na contramão do mundo, é caminhar em outra direção. Jesus deixou bem claro que as suas ovelhas ouvem a Sua voz e elas O seguem porque Lhe reconhecem a voz (Jo 10.4-5). O discípulo é aquele que ouve a voz do seu mestre e obedece. O erro do rei Saul foi não obedecer a voz do Senhor. Não basta somente ouvir e saber, tem que obedecer. Jesus nos disse: “se permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (Jo 8.31). Quando Jesus nos diz que temos que permanecer na palavra é porque existe a possibilidade de desviarmos da Sua vontade. Saul não permaneceu no centro da vontade do Senhor porque ele seguiu a voz do povo ao invés do próprio Deus. A desobediência provocou a ira de Deus e a rejeição de Saul. Mas Jesus nos diz: “vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” (Jo 15.14). Creio que é fruto da fidelidade, o ser chamado/a de amigo/a de Deus, assim como Abraão.

Estamos vivenciando um novo tempo em nossa igreja. Assumimos a missão de fazer discípulos e discípulas do Senhor JESUS. É tempo de movermos o coração de Deus, obedecendo a Sua voz, gerando frutos que permaneçam para a vida eterna, que são vidas sendo transformadas pela mensagem do evangelho. Oremos com esse propósito.

No amor de Cristo,

Pr. Edgar Neres

Nenhum comentário:

Postar um comentário